Durante o período de férias é possível ver várias crianças e adolescentes soltando papagaio. A diversão, porém, traz consigo o perigo do uso do cerol, mistura de cola e vidro moído, que pode até matar. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) alerta sobre os cuidados que os pais, adolescentes e crianças devem ter para não correr riscos ou provocar acidentes.
A orientação do corporação é para que as pessoas não soltem pipas em dias nublados e de chuva, principalmente se houver relâmpagos. Evitem brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procurem locais abertos como praças e parques para a prática da atividade.
Segundo Bruno Batista, morador do bairro Nova União, as crianças se divertem soltando pipas. “Infelizmente a garotada utiliza cerol. Além do risco de se machucarem, é perigoso para os motociclistas que podem ser surpreendidos a qualquer momento por uma linha”, explica.
Já para o estudante de marketing Daniel Rodrigues, falta um acompanhamento dos responsáveis. “Muitas crianças não sabem o risco do uso do cerol. No entanto, observo que os pais não acompanham os filhos nas brincadeiras. Infelizmente a diversão para uns pode se transformar em tragédias para outros”, observa.
Vale ressaltar que o uso do cerol é proibido pela Lei estadual 14349/02, e os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do material podem ser responsabilizados.