Cesta de café da manhã, flores, jantar e uma noite a dois no Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira (12). Esse é o clima dos apaixonados. E quem comemora também são os varejistas. As vendas da data só perdem para as do Natal e Dia das Mães. A lista de empresários beneficiados com o Dia dos Namorados também inclui os donos de bares e restaurantes.
Mas, os consumidores devem ficar atentos. De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (11) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços dos produtos e serviços mais procurados subiram em média 6,04% em um ano. Entre os aumentos captados pela FGV entre junho de 2011 e maio de 2012, destacaram-se os gastos com teatro e com hotéis e motéis; que apresentaram alta de 13,41% e 12,69%, respectivamente.
Ir ao cinema também ficou mais caro. O aumento anual foi de 7,86%. Já curtir um show ficou 4,14% mais caro. O custo dos restaurantes subiu 6,14% no período. No caso dos presentes, os namorados terão que gastar 2,93% a mais do que no ano passado para comprar um perfume.
Se a escolha for cintos e bolsas, o desembolso será 3,61% maior. No caso de calçados, o aumento foi de 4,27% para os femininos e de 3,86% para os masculinos. Novamente, os campeões de vendas serão os negociantes de vestuário, calçados, CDs, DVDs, eletrônicos, perfumes, joias e flores.