Além de enfeitar os céus da manhã desse domingo (10), o Festival de Papagaio contou com promoção de uma campanha contra o uso do cerol pelos alunos do Programa Poupança Jovem. A mistura de vidro e cola é proibida, mas muitos insistem em utilizar a substância, que pode causar graves acidentes, especialmente em motoqueiros.
Cerca de 300 estudantes beneficiados pelo programa, participaram da mobilização. A atividade foi realizada no Parque Ecológico. Durante o encontro, os adolescentes orientaram crianças e jovens do festival sobre os riscos do cerol, ensinaram a fazer pipas de maneira segura e distribuíram panfletos com a mensagem ‘Seja legal, não use cerol’. “Temos que orientar as crianças que usar cerol é perigoso”, ressaltou a estudante Rosemary Silva. A ativadora do programa em Ribeirão das Neves, Cintia Augusto, lembrou que a pena para quem usar cerol no Estado pode variar de três meses a um ano de prisão, além de multa de até R$ 1.500.
“A participação dos jovens em atividades protagônicas (desenvolvidas pelos próprios estudantes) melhora a autoestima, autonomia, responsabilidade social, identidade, solidariedade, segurança e dignidade. Promove, também, o desempenho efetivo e eficaz nos diferentes espaços de participação”, destacou o coordenador-adjunto do Poupança Jovem, José Celso.
Criado em 2007, o Poupança Jovem tem como foco os estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Atualmente, o programa atende a cerca de 67 mil estudantes em oito municípios: Ribeirão das Neves, Ibirité, Sabará, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Juiz de Fora, Montes Claros e Esmeraldas.
Agência Minas