O medalhista de bronze olímpico Maicon Andrade voltou para a casa dos pais nesse sábado (27), em Justinópolis, e chamou a atenção dos principais órgãos de imprensa do Estado. Veículos como a TV Globo Minas e os jornais O Tempo e Estado de Minas estiveram no bairro São Miguel Arcanjo, na região de Justinópolis, para registrar a chegada do atleta de taekwondo.
A festa estava pronta com a rua enfeitada, o churrasco no ponto, familiares e amigos reunidos. A mãe Vitória de Andrade Siqueira, de 66 anos, revelou o sentimento que a dominou após a conquista do filho. "Orgulho puro. Só orgulho, só alegria", resumiu. O pai Sinval Luzia Siqueira, de 67, confessou que não conseguiu assistir a última luta, tamanha era a ansiedade. "Eu chorei demais. Não interessava para nós se fosse ouro ou prata, ele é um exemplo para os netos que agora vão seguir a trilha dele", afirmou.
Apesar do clima festivo, a superação das dificuldades foi colocada em evidência pelo atleta. Esgoto a céu aberto, ruas de terra, violência e falta de oportunidades são comuns em toda a cidade. "Foi muito difícil, mas eu tinha um sonho e abri mão de muita coisa. O mais dificil pra mim foi sair daqui de perto do meu pai, da minha mãe e da minha família, abrir mão desse carinho foi muito difícil", disse.
O filho mais novo do casal, Maicon precisou trabalhar como servente de pedreiro e garçom para conseguir treinar, até se mudar em 2013 para São Caetano do Sul, para integrar uma das principais equipes do país. gora, Maicon já é ídolo e inspiração para crianças e adolescentes de Ribeirão das Neves e motivo de orgulho para toda a cidade.