Nos tempos de hoje, pergunta-se muito sobre o que é necessário para ter uma vida saudável? A procura do indivíduo por corpos “perfeitos” e peso ideal tem sido um dos maiores fatos que levam o ser humano a praticar exercícios físicos sem nenhuma orientação. As academias lotam meses que antecedem o verão, estação onde o indivíduo quer mostrar um corpo esbelto, mas esquece que para ter um corpo “perfeito” também é necessária uma saúde “perfeita”.
Procurar um médico antes de fazer qualquer atividade é sempre o indicado e todos nós sabemos. O médico diagnosticará problemas ou não, que possa a ver em nosso corpo. Em seguida fazer uma avaliação física é muito indicado, pois o avaliador físico analisará as informações de seu médico e as suas condições físicas e irá encaminhar-te para uma atividade adequada ao seu perfil biotipológico e físico. Procurar também um nutricionista te auxiliará na alimentação para manter uma dieta saudável.
Atividades consideradas “aeróbicas” (de maior duração), geralmente são as mais procuradas pelas mulheres, pois há maior perda calórica. Ex: Caminhada, bicicleta, dança, ginástica, natação, entre outras. As atividades consideradas “anaeróbicas” (de menor duração), geralmente são preferenciais nos homens, principalmente atividades que trabalham a força e a hipertrofia muscular, como exemplo a musculação.
Entretanto, para chegarmos à terceira idade, com saúde e bem-estar, a prática de um exercício físico e bons hábitos alimentares contribuirá para tal, mas não esquecendo que, praticar exercício físico tem que ser sob orientação de um educador físico, lembrando que médico não pode prescrever nenhuma atividade, somente o educador físico.