Para adquirir uma qualidade de vida relacionada à saúde é preciso entendermos qual a diferença entre atividade física e exercício físico.
Atividade Física é definida, segundo Caspersen (1985), como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso, ou seja, são movimentos básicos executados no nosso dia a dia como, por exemplo: andar, descer e subir escadas, correr para pegar o ônibus, etc.
O exercício físico, segundo Pereira (2009), pode-se definir como “aquele que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação. A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo”, ou seja, o exercício físico deve ser planejado, estruturado e repetitivo e sempre ser realizado sob orientação e/ou acompanhamento de um profissional, assim durante a prática será possível atingir os objetivos esperados se forem corretamente orientados.
A prática do exercício físico em nossa vida resulta-nos em benefícios com o nosso corpo e a mente. Sendo bem estruturado, planejado e orientado, os objetivos a serem alcançados pela prática do exercício físico serão benéficos à saúde, no caso contrário, um exercício físico praticado sem estrutura, sem planejamento e sem orientação resultará no efeito contrário ao objetivo esperado e ocasionará complicações à saúde.
Portanto, o exercício físico necessita de um planejamento e uma estrutura adequada para cada indivíduo. Seja qual for o motivo e o objetivo que queira alcançar através da prática de um exercício físico, procure um médico e um educador físico para orientá-lo, seja ele uma simples caminhada ou uma prática esportiva.
Atividade física e exercício físico. Qual a diferença?
-
Nailla Mara -