All for Joomla All for Webmasters

O dinheiro é sujo?

Hoje começamos uma nova jornada, e nela trago o Drops de Sabedoria. Será uma série de textos curtos mas bem fundamentados em que compartilho um pouco de conhecimento e sabedoria adquirida ao longo da vida.

A primeira série de textos será sobre finanças pessoais. E o tema de hoje é sobre: O dinheiro é sujo?

Quantos de nós não ouvimos nossos pais dizerem que dinheiro é sujo? - Não coloca isso na boca está sujo cheio de bactérias, e não nos deixava e nem nos ensinavam sobre o dinheiro e a sua importância do seu valor e o quanto é trabalhoso ganhar ele.

Pois é, este processo de nossa infância deixou traumas e pode gerar sequelas muito grandes em nossa formação quanto ao dinheiro, seu valor e suas atribuições.

Claro que varia de classe social, de educação, de cultura que as famílias possuem, mas de um modo geral, não muda muito o jeito que fomos educados para lidar com o dinheiro, pois é uma questão cultural brasileira.

Conto um exemplo simples de casa mesmo. Desmitifiquei com minhas filhas que o dinheiro era algo sujo. Sempre que recebia o salário, eu sacava quase tudo, e chegava em casa e contava o dinheiro junto com elas, até fazia uma brincadeira jogando as notas de "grila" e elas faziam a festa catando as notas e pedindo bis.

Sempre busquei mostrar a elas quanto o dinheiro valia e o quanto eu demorava para ganhar aquele dinheiro. Certa vez a mais nova pediu um biscoito diferente, e fui ao armário e vi que tinha vários tipos de biscoitos na dispensa, e então a indaguei porque ela queria tal biscoito, ela tinha visto em uma propaganda da televisão. Foi aí que aproveitei para fazer um exercício de como é custoso ganhar dinheiro.

Pedi a ela que fizesse um desenho e que vendesse por 2 (dois) reais, o valor do biscoito, para os tios e avós, e lá foi ela toda contente pegando papel e sua caixa de lápis de cor. Enquanto ela fazia o desenho fui até os tios e avós e combinei para que ninguém comprasse o trabalho dela, claro para ensinar uma simples lição.

Após ela rodar com o desenho, que por sinal ficou muito lindo, por todos os familiares, veio até mim triste por não ter conseguido êxito em sua empreitada. Foi aí que expliquei que não é simples, não basta só querer e, como varinha mágica, as coisas se resolvem e teríamos tudo que quiséssemos. Após dar as lições necessárias, peguei dois reais e comprei o desenho dela, e fui com ela até o mercado para comprar o biscoito que ela queria.

Pode parecer meio rigoroso, mas não é, nós pais precisamos ensinar aos nossos filhos estes princípios importantes, pois amanhã ele vai ter que encarar esta realidade no mundo adulto. Hoje ela pensa bastante antes de pedir algum dinheiro para qualquer coisa que seja, e já compreende que o merecimento é algo importante para ser ganhar algum dinheiro.

Não deixe que seus pais, vizinhos, amigos, e demais parentes digam às crianças que o dinheiro é sujo, o dinheiro é algo que todos precisamos lidar, que ele passa em muitas mãos isto é um fato, mas pode causar na vida de nossas crianças um sentimento errado para com o dinheiro quando dizemos que eles precisam ficar longe do dinheiro.

Por hoje é só e até o próximo Drops!

Drops de Sabedoria

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno