Quem já não ouviu as famosas piadinhas sobre Neves, alguém dizendo que em Ribeirão das Neves só tem presidiários? Quem ainda não ouviu algum comentário sarcástico sobre o município ainda ouvirá. Esses comentários fazem parte dos múltiplos olhares sobre a cidade, mesmo que sejam pejorativos. Cabe ao município, ao poder público criar mecanismos para mudar esse quadro através de políticas públicas eficientes que proporcione desenvolvimento ao município e a população contribuir para a mudança deste, que esta se tornando um paradigma. Outro fator importante nesse processo de mudança de “olhares” é o fato das pessoas minimizarem o município por abrigar em seu território um complexo penitenciário.
A visão algumas pessoas da população da capital e da região metropolitana de Belo Horizonte detém-se apenas nesse fator. O município possui um território com presença maciça de bens naturais (vegetação, nascentes, latossolo, clima tropical) e bens culturais como a festa de Nossa Senhora das Neves, a padroeira da cidade, uma feira semanal com variedade de produtos, a ANELCA - Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes com riquíssimas produções literárias e diversas outras manifestações religiosas e esportivas. Esses são apenas alguns exemplos do que a cidade possui em termos de riqueza natural e cultural. Aliar o atraso no desenvolvimento do município à existência de um complexo penitenciário é desconhecer, por exemplo, a história de Contagem que abriga em seu território a penitenciária Nelson Hungria, de segurança máxima e, no entanto, possui um centro industrial com 40 anos de existência, é notória a diferença no desenvolvimento entre os municípios.
Estamos inaugurando o caderno de meio ambiente do site, nele será apresentado temas e discussões pertinentes ao tema, quanto à responsabilidade do Executivo, Legislativo, Judiciário municipal e da população que tem o dever de colaborar na defesa do meio ambiente e nas discussões sobre a questão ambiental no município. A participação da população está incluída na cidadania, ou seja, nos direitos e deveres do cidadão. Temas como educação ambiental, cidadania, políticas públicas, obras e transporte são alguns dos que serão apresentados e discutidos neste caderno. São temas que estão diretamente relacionados à qualidade de vida da população. Como cidadãos necessitamos de vez e voz para fazer valer a vontade do povo, no que tange o princípio da representatividade política e na confiança da criação de leis para a preservação do meio ambiente.