Contato vivo com a natureza, respirar um ar puro, atravessar corredeiras de água, sentir o pulsar do nosso coração, no mesmo ritmo das águas batendo nas pedras, e ainda, experimentar a dinâmica de silenciar o nosso íntimo e deixar que as plantas, a água, os pássaros, falem por nós.
Movidos por essa ideologia, 50 pessoas participaram da Caminhada Ecológica que ocorreu no dia 19 de março de 2011. A saída aconteceu às 7 horas de frente CAIC e houve a participação dos funcionários da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, convidados da comunidade, alunos de escolas técnicas como o Instituto Educacional Belo Horizonte (IEB), UNOPAR, ex-alunos da UNIPAC, além da presença da Vice-Prefeita Maria Bárbara Leite, que lançou aos funcionários da Prefeitura o programa de educação ambiental "A3P Agenda Ambiental na Administração Pública".
O objetivo maior desse evento é levar os caminhantes a conhecerem a região da Lajinha em Justinopólis para observarem as potencialidades naturais do município, principalmente, os recursos hídricos, uma vez que dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, Ribeirão das Neves é o que mais possui nascentes e pequenos curso d'água.
Antes de iniciarem a caminhada, os participantes comeram algumas frutas, realizaram exercíios de alongamento e também uma reflexão sobre o "Dia Mundial da Água", comemorado no 22 de março, bem como a importância da preservação destes recursos, evitando-se assim, a poluição dos mesmos.
No decorrer do percurso, os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, explanaram a situação ambiental do município de Ribeirão das Neves e da região de preservação da Lajinha. A Caminhada Ecológica foi encerrada com uma oração em agradecimento à Deus e lembrando aos participantes da importância de valorizarmos o município por suas potencialidades naturais e não pelo estigma de "Cidade Presídio", afinal temos um acervo natural de grande valor.