Veja na íntegra a nota da Prefeitura sobre o caso do goleiro Bruno, acusado de sequestrar a assassinar a ex-amante, Elisa Samúdio.
Nota da Prefeitura sobre o caso do Goleiro Bruno Fernandes
A População do Município de Ribeirão das Neves representado neste ato pela Prefeitura Municipal, dirige-se a quem possa interessar relatando os seguintes fatos:
Diante de reportagens com informações deturpadas a respeito de nosso Município, e de nossa população, temos as seguintes ponderações e considerações a tecer:
Enfatizamos a princípio que nossa cidade não se restringe a apenas um bairro, mas a 162 bairros com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes onde convivem de forma comunitária e harmoniosa, homens e mulheres de toda ordem, sendo que qualquer citação feita, de forma generalizada, e pejorativa dirigindo-se a toda a cidade vem claramente ofender e desrespeitar um número elevado de pessoas sérias, honestas e trabalhadoras ou aposentadas, desvinculadas da criminalidade que existe em qualquer cidade do Brasil e do mundo.
No contexto fiel da realidade local que ora representamos, podemos afirmar que os munícipes, estão se sentindo ofendidos com algumas generalizações feitas com relação ao caso do Jogador de futebol Bruno Fernandes.
No bojo das discussões que tem sido destacadas nas inserções de informes policiais, salientamos que a população Nevense não se vê inclusa em nenhuma delas, ao contrário em algumas situações dá-se entender que os suspeitos de envolvimento no caso, estão no mesmo nível todos os habitantes da cidade, deixando claro por suas insinuações que a cidade é toda ocupada por marginais (criminosos), o que, feito de forma genérica, diminuiu de forma expressa a condição moral e pessoal de 350 mil habitantes.
Pedimos também bom senso por parte dos veículos de comunicação, para que não haja deturpações tendenciosas no que diz respeito à Cidade de Ribeirão das Neves - MG em função das ações de determinadas pessoas.
O Caso Bruno, consagrado pela Imprensa como o fato mais importante a ser noticiado na mídia de todo Brasil nos últimos dias, não traduz de forma alguma a personalidade de nosso povo.
Lembramos, que embora o município o tenha acolhido desde tenra idade, o Sr. Bruno Fernandes não é cidadão nato do município de Ribeirão das Neves, e além disso, já há vários anos não mais reside no município.
Esclarecemos ainda que dentre os demais envolvidos no caso há também pessoas originárias de outros municípios que não o nosso.
Outrossim, gostaríamos de destacar que as ações relativas ao caso, não foram realizadas ou praticadas em nosso município, uma vez que, ao que parece, segundo informações da própria imprensa e das polícias civis de Minas e do Rio de Janeiro, as ações tiveram início no Rio de Janeiro com o planejamento, passando pela cidade de Esmeraldas/MG, onde se localiza o sítio do Jogador e onde fora executado parte do plano, e também pelo município de Vespasiano, onde fica a residência do Sr. Chamado Marcos, e alcunhas "Bola", "Neném" ou ainda "Paulista", onde os acontecimentos teriam tido seu fim.
Além dos acontecimentos não terem ocorrido em nosso município, às prisões de todos os envolvidos até a presente data, também não se deram em nossa cidade.
De acordo com informações da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, as estatísticas demonstram que a violência vem caindo sensivelmente em nossa cidade.
Segundo a própria PMMG, a taxa de homicídios em Ribeirão das Neves caiu aproximadamente 50% nos últimos 7 anos, ou seja, o que era em torno de 70 homicídios a cada 100.000 habitantes em 2003, caiu para aproximadamente 35 em 2009/10.
Ainda segundo a Polícia Militar, Ribeirão das Neves também não está colocada entre as cidades mais violentas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficando atrás de Belo Horizonte, Betim, Contagem, entre outras, PROPORCIONALMENTE AO SEU NÚMERO DE HABITANTES.
Certo da sua atenção e compreensão, aproveitando a oportunidade para apresentar nossos protestos da mais elevada estima e consideração a todos que de alguma forma estão trabalhando neste triste episódio.
Atenciosamente,
PREFEITURA MUNICIPAL
RIBEIRÃO DAS NEVES / MG