A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) realiza, nesta quinta-feira (5), de 9h às 16h, na Praça Central de Ribeirão das Neves, mais uma edição da Ouvidoria Móvel. O objetivo é atender a demanda da população referente a prestação de serviços dos órgãos estaduais através de suas seis ouvidorias especializadas – Ambiental, Educação, Fazenda, Saúde, Polícia e Sistema Penitenciário.
Dados da OGE apontam que Ribeirão das Neves está entre as cidades mineiras com maior registro de manifestações de cidadãos. Entre janeiro e agosto deste ano a Ouvidoria Geral recebeu 398 registros sobre serviços do Estado. A Ouvidoria do Sistema Penitenciário totalizou 220 manifestações.
Outra área de demanda de registros na OGE é a Educação - com 107 manifestações. Seguidos pela Ouvidoria de Polícia, com 25; Ouvidoria de Saúde, com 18, Ouvidoria de Fazenda, com 11. A Ouvidoria Ambiental recebeu o menor índice de demandas, apenas três nos últimos sete meses.
Segundo o ouvidor-geral do estado, Wadson Ribeiro, a ação pretende aproximar ainda mais a OGE da população. "Até o final do ano vamos realizar mais sete edições da Ouvidoria Móvel em diversas cidades do estado. A Ouvidoria tem um caráter muito democrático porque permite que o cidadão participe do governo, fazendo sugestões, críticas, denúncias e até mesmo elogios. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essa participação".
Serviço
A OGE recebe manifestações pelo Disque Ouvidoria (telefone 162), pelo site (www.ouvidoriageral.mg.gov.br) ou na sede do órgão (Rodovia Papa João Paulo II, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte - MG - Prédio Gerais/ 12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas também serão aceitos como manifestações. Na Casa de Direitos Humanos (Avenida Amazonas, 558 - Centro de Belo Horizonte), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. As manifestações referentes aos serviços de Saúde do Estado devem ser feitas pelo número de telefone 136.