Os 13 artistas solo e bandas selecionados para a etapa 2011/2012 da quarta edição do Programa Vozes do Morro foram apresentados, na última semana, em evento ocorrido na Cidade Administrativa. Este ano, o músico Ronaldo Batista, do bairro Dom Bosco, que canta no ritmo sertanejo, foi o escolhido para ser o representante de Ribeirão das Neves.
Iniciativa Secretaria de Estado da Cultura, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (Sert-MG) e apoio do Sebrae-MG, o programa, criado em 2008, foi concebido com o objetivo de abrir oportunidades para divulgar e valorizar a criatividade e o talento de moradores de vilas, favelas e aglomerados. A partir desta edição, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência irão veicular o “Momento Vozes do Morro”, com exibição diária, na íntegra, de clipes e músicas de artistas selecionados.
Durante a solenidade, foram assinados pelaa Secretaria de Estado de Cultura e o Servas convênios renovando as parcerias do Sebrae-MG e do Sert-MG com o programa. Trinta e seis emissoras de rádio e TV reafirmaram o apoio ao projeto e foram homenageadas pelo governador Anastasia com a entrega de placas comemorativas. Os 13 selecionados receberam, das mãos do governador e da presidente do Servas, Andrea Neves, os certificados de participação da edição 2011/2012.
Divisor de águas
Representando os 13 selecionados, o sambista Fabinho do Terreiro, de Belo Horizonte, afirmou que o Vozes do Morro é um divisor de águas para os artistas das periferias. “Há 30 anos faço música em Belo Horizonte. Existe um divisor de águas entre antes e depois do projeto Vozes do Morro, porque a música saiu dos guetos, dos morros, das periferias e ganhou as rádios e emissoras de TV de Minas Gerais, em horário nobre. O Governo de Minas e a presidente do Servas, Andrea Neves, foram felizes na criação desse projeto”, disse.