Há 2 anos, o CVT Henfil, em Ribeirão das Neves, vem realizando esse trabalho no Centro de Atenção Psicossocial, especializado no tratamento de dependentes químicos e no Núcleo de Atenção Psicossocial, com a realização de cursos de informática e música. Mais de 60 pessoas já foram beneficiadas.
Buscando aprimorar o trabalho na área de saúde mental, o CVT participou de três eventos no mês de maio. Na primeira quinzena, de 06 a 08, esteve presente no I Simpósio Sulamericano de Políticas Sobre Drogas - Crack e Cenários Urbanos, e nos dias 13, 14 e 15 participou da IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial, ambos em Belo Horizonte. A última ação foi a Caminha da Luta Antimanicomial, realizada no dia 18, dedicado ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O CVT de Ribeirão das Neves é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes - MG), com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo da Rede é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.
Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando o investimento de R$ 90 milhões de recursos, provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Hoje, a Rede conta 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o estado a possuir o maior programa de inclusão digital e social do País. Aproximadamente 400 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.
www.inclusaodigital.mg.gov.br