As detentas da Penitenciária Feminina José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, receberam um presente em comemoração ao dia Internacional da Mulher. As presas ganharam dois dias de tratamentos estéticos promovido pelo projeto "Sempre Bela", da Secretaria de Estado de Defesa Social.
Cortes, escovas, hidratação e limpeza de pele foram alguns dos atrativos do projeto realizado por vinte e cinco alunas do curso de Cabeleireira e Estética da Cidade dos Meninos. Para realizar o evento, o Núcleo de Prevenção à Criminalidade da Secretaria contou com a colaboração de empresários do setor que doaram shampoos, condicionadores, cremes para tratamento facial, adstringentes, tônicos e esfoliantes. “Esta é a estréia do “Sempre Bela” e não imaginávamos que a aceitação de empresários e profissionais convidados para realizar o evento, fosse ser tão boa”, comemorou a psicóloga do NPC, Camila Regina Faleiro.
A direção da unidade dividiu o atendimento às detentas por alojamento, que receberam atendimento nesta quinta (5) e sexta-feira (6). Para as alunas, habituadas a treinar o que aprendem no Curso em asilos e escolas, a experiência foi significativa. Algumas se surpreenderam com o alto astral das detentas. A coordenadora do curso, Márcia Cristina do Nascimento, revelou que houve até lista de espera para participar do evento no presídio. “A receptividade delas foi além das nossas expectativas”, disse.
A diretora geral da unidade, Raquel Alves de Paula, ressalta que projetos como esse são fundamentais para resgatar a auto-estima das detentas. “A mulher encarcerada tem uma necessidade muito grande de atenção, de carinho. Esse dia de beleza é muito importante para o bem estar delas podendo provocar até uma mudança, uma melhora de comportamento”, afirmou.
Agência Minas