A Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves está com inscrições abertas,até o dia 17 de maio, para o "Projovem Urbano", projeto direcionado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental. O ProJovem Urbano tem como finalidade primeira proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; e Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Nessa perspectiva, o Programa tem como finalidades específicas a re-inserção dos jovens no processo de escolarização, a identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho, a participação dos jovens em ações coletivas de interesse público, a inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação e a ampliação do acesso dos jovens à cultura.
O Projovem é um programa do Governo Federal, ligado à Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional da Juventude e Coordenação do Projovem Urbano e tem como objetivo promover ações de cidadania voltadas a jovens, que por diferentes fatores, foram excluídos do processo educacional, de modo a reduzir a exposição desses jovens a situações de risco, desigualdades, discriminações e outras vulnerabilidades sociais.
O curso tem duração de 18 meses e carga horária de 2000 horas, dividida em: 1.560 presenciais (1092h Ensino Fundamental/ 390h Qualificação Profissional/ 78h Participação Cidadão/ 440h não presenciais. Como incentivo, o jovem recebe uma bolsa de R$ 100,000 (Cem Reais), durante 20 meses, mas com o condicionamento de ter 75% da freqüência. As aulas começam no dia 6 de abril.
A meta de Ribeirão das Neves é atender 800 alunos, divididos em 4 núcleos, que funcionarão nas escolas municipais Ester Nogueira Gurgel, rua Francisco Augusto Vieira, 612, Sevilha A; Liliane Marchezane Gomes, rua Santo Antônio,85, São Miguel - Justinópolis; Maria da Cruz Resende, rua Maria Adelaide, 496, Veneza e Maria Vieira Barbosa, rua Principal, 96, Santa Paula. As inscrições estão sendo feitas nas escolas onde ocorrerá o projeto.