Ribeirão das Neves e os outros municípios atendidos pelo Programa Poupança Jovem estão recebendo o cronograma com as metas e ações a serem alcançadas neste ano. A gerente do programa, Roberta Kfuri, está percorrendo cada uma das cidades beneficiadas. “Temos uma meta de 18 mil novas adesões, mas acho que vamos alcançar 20 mil”, prevê a gerente.
No dia 25 o município de Ribeirão das Neves será visitado pela coordenação do programa. “Já estamos recebendo os relatórios das atividades desenvolvidas em 2009 e os resultados estão muito bons”, comemora Roberta.
O Poupança Jovem é um programa destinado a estudantes do ensino médio público estadual residentes em municípios com altos índices de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao longo dos três anos do ensino médio, o programa oferece aos alunos atividades culturais e educacionais, cursos profissionalizantes, inclusão digital, inglês e atividades direcionadas ao mercado de trabalho, buscando o desenvolvimento e formação humana e social. O investimento previsto para 2010 é de R$ 75 milhões.
O programa atende 32.121 alunos da rede estadual dos oito municípios atendidos. Neste ano, o número de estudantes beneficiados será superior a 50 mil. “Estamos com muitas novidades para 2010. Vamos lançar, na semana que vem, o manual com as regras de adesão. Todas as escolas e funcionários envolvidos no programa vão receber esse material para facilitar o processo”, adiantou Roberta.
A poupança de R$ 3 mil só pode ser utilizada quando o jovem concluir regularmente o ensino médio e cumprir todas as suas metas e obrigações estipuladas para os três anos. A proposta é incentivar a capacidade dos jovens de planejar o futuro, aspirações pessoais, profissionais, planejamento financeiro e criar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.
Agência Minas