O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, nesta sexta-feira (17), no Estádio Municipal de Ribeirão das Neves, da apresentação do Programa Poupança Jovem aos novos 4.829 estudantes que serão beneficiados pelo projeto neste ano. Os jovens foram informados sobre a metodologia do programa que tem como meta beneficiar 50 mil jovens até 2010.
“Só aqui temos quase 12 mil jovens. Esses jovens recebem um incentivo, não só para continuarem seus estudos, mas mais do que isso, recebem uma instrução extra-classe. Aulas de informática, inglês, cidadania, cursos de qualificação. E, se conseguirem cumprir todos os requisitos, ao final de três anos recebem a bolsa de R$ 3 mil para alocarem onde acharem melhor. Então é um projeto muito inovador porque ele investe no patrimônio não financeiro, mas no patrimônio moral desses jovens, que vão se sentir cidadãos desde o início do processo”, disse Anastasia. A solenidade foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro tocado pelos tambores do Batulatas, grupo formado por 80 alunos da Escola Estadual Fazenda Severina, de Justinópolis.
O prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, destacou a importância dos investimentos que o governo do estado veem fazendo na cidade e, especialmente, o pioneirismo dado ao munícipio no programa. Participaram também do evento a deputada estadual Gláucia Brandão, o deputado federal Antônio Roberto, o secretário de estado de desenvolvimento social Agostinho Patrús Filho e vereadores da Câmara Municipal, representados pelo presidente da casa, vereador Fabiano Diniz.
Ribeirão das Neves foi o primeiro município a receber o programa em 2007 e as primeiras turmas de estudantes concluem o ensino médio neste ano. Ao todo, 25 escolas são atendidas e 12.065 adolescentes beneficiados. “Não existe um programa de relevância social e educativa no Brasil tão abrangente como o Poupança Jovem. Pra nós é motivo de reconhecimento porque está sendo lançado aqui em Ribeirão das Neves”, comemorou o prefeito Walace Ventura.
Os alunos que fazem parte do Poupança Jovem contam com acompanhamento do rendimento escolar, cursos de qualificação profissional, atividades extracurriculares e culturais.
Agência Minas