Por Cynthia Augusto – Ativadora Cultural
Cerca de 20 alunos do Programa Poupança Jovem deram uma grande lição de solidariedade na última quarta-feira, 26. Os jovens da E.E. José Bonifácio Nogueira fizeram uma visita ao Hospital da Baleia.
No trajeto até a chegada ao hospital, a ansiedade era grande, conta a educadora Danielle Diniz. “Os adolescentes estavam curiosos por não saber como eles iriam encontrar as crianças”, explica Danielle. Mas, essa curiosidade inicial deu lugar a uma agradável surpresa, segundo o aluno Gabriel Costa Torres, 15 anos, “sempre devemos estar com o sorriso no rosto, porque apesar de tudo eles continuam sorrindo.”
Buscando proporcionar às crianças alguns momentos de descontração, os jovens distribuíram máscaras, e isso, contribuiu para a integração total entre eles. Além das brincadeiras, foram entregues 1720 fraldas, arrecadadas através de doações. Esse contato com a realidade permitiu a aluna Jokasta de Castro, 18 anos, refletir, “devemos parar de reclamar, ao ver a realidade das crianças, percebemos que a nossa vida é especial.”
Durante a visita os alunos puderam conhecer o trabalho dos “Doadores da Alegria”. Grupo de voluntários que vestidos de palhaço realizam visitas a hospitais públicos, creches e asilos, fazendo da alegria um medicamento. A adolescente Izabela Costa Rocha, 17 anos, se encantou com o trabalho, e finalizou “aprendi que devemos pensar no próximo. Ser voluntário em uma causa nobre vale muito a pena!”.
Desde 1944 o Hospital da Baleia presta atendimento para toda Minas Gerais. Localizado na Região Leste de Belo Horizonte, realiza anualmente 600 mil procedimentos. Se você quer saber mais, clique aqui.