Inclusão. Essa é a palavra-chave de todos os programas que têm a proposta de atender todas as pessoas, oferecendo-lhes igualdade de acesso e oportunidade. A inclusão social é para todas as pessoas que se encontram à margem da sociedade e, em especial, pessoas com algum tipo de deficiência. Por quê? A resposta é simples: elas podem e devem ocupar o seu espaço na sociedade. Todas são capazes de desenvolver atividades, mesmo que, para isso, seja necessário um apoio especial.
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano 2000, 25 milhões de brasileiros – 14,5 % da população – tem algum tipo de deficiência. São pessoas que enfrentam dificuldades para utilizar os transportes públicos, ter acesso a hospitais, escolas e prédios, sem contar os problemas que encontram na hora de procurar por um emprego.
Pensando nessas questões, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão das Neves possui vários programas de assistência social que visam amenizar os problemas da população em geral, especialmente a de renda mais baixa. Segundo Gláucia Guimarães Loffi, Secretária Municipal, a melhor maneira de promover a inclusão social é por meio de ações promovidas e políticas públicas efetivas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social possui programas e serviços como Segurança Alimentar e Nutricional, Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes Violentos, Projovem adolescente, Economia Solidária, Programa Poupança Jovem, PETI, Curumim, dentre outros, que visam a inclusão social dos usuários. Para conhecer todos os serviços oferecidos basta acessar o site www.neves.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3627-5356.