Como parte das comemorações dos seus 70 anos, o Sindicato dos de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (30), a partir das 20h, uma solenidade de entrega do Relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas Mineiros à Comissão da Verdade de Minas Gerais e assinatura de um termo de cooperação, para continuidade dos trabalhos. Na solenidade, serão feitas homenagens aos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, mineiros que se notabilizaram na luta pela democracia e pelos direitos humanos.
Henrique de Souza Filho (Henfil), filho ilustre de Ribeirão das Neves, será homenageado na forma de "uma exposição dos seus desenhos, que marcaram profundamente os brasileiros, com seu caráter de crítica às desigualdades sociais, ao autoritarismo, à corrupção e aos comportamentos hipócritas", segundo informou o sindicato.
As homenagens contarão com a participação dos filhos de Henfil, Betinho e Chico Mário – Ivan, Daniel e Marcos, respectivamente. Ivan é o curador da mostra dos trabalhos do pai – cartuns e histórias em quadrinhos, entre elas as dos célebres Fradinhos.
A mostra permanecerá em exibição durante o mês de dezembro na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte.