O governador Antonio Anastasia (PSDB) participou, na manhã desta sexta-feira (8), do programa MG no Ar, da TV Record, e fez um balanço das principais ações do Governo de Minas. Durante a entrevista, Anastasia confirmou que os projetos executivos para o Anel Rodoviário e para o metrô estão adiantados e que, após a conclusão desses estudos, as obras serão iniciadas.
Para o Anel Rodoviário, o governador confirmou que a previsão é que o projeto seja concluído em abril e que as obras comecem no segundo semestre de 2014. Os trechos mais problemáticos, no entanto, já serão licitados em janeiro e a previsão para o início das obras é para abril ou maio. "Estamos avançando no Anel, depois de 40 anos. O projeto ficará pronto em abril do ano que vem, mas os gargalos serão licitados já em janeiro", garantiu.
Anastasia explicou que o governo federal, responsável pelo Anel, fará o repasse dos recursos para que o Governo de Minas execute as obras. Uma parceria também será feita para o metrô de Belo Horizonte. Durante a entrevista, o governador explicou que as obras serão financiadas por meio de uma Parceria Público Privada, que vai envolver recursos do Governo do Estado, governo federal, prefeitura de Belo Horizonte e empréstimos. Para o metrô, a previsão é que projeto esteja pronto em abril e as obras de melhorias no atual trecho e de construção nas linhas do Eldorado e Savassi/Lagoinha terminem em 2016.