Muitas mensagens bíblicas, flores e velas e uma programação especial com celebrações de missas marcaram o dia de finados, nesta quarta-feira (2). Os portões abriram às 7h para visitações nos três cemitérios da cidade e a movimentação foi intensa até às 19h.
De acordo com o diretor do Cemitério Parque Porto Seguro, cerca de mil pessoas passaram pelo local neste feriado. Familiares e amigos dos falecidos lotaram a capela durante a celebração da missa na parte da manhã. O novo gramado, instalado há uma semana, surpreendeu os visitantes e foi muito elogiado, segundo a administração.
Já no cemitério Central a movimentação foi mais intensa no período da tarde, também com a celebração da missa na parte externa do cemitério. Palavras de conforto e explicações sobre o sentido cristão da morte foram ministradas pelo Pe. José Geraldo de Souza, que presidiu a celebração. Pe. João Geraldo também celebrou para os fieis da manhã, realizada às 8h.
Segundo a administração do cemitério, quase duas mil pessoas estiveram no local e a movimentação começou um dia antes. “Na terça-feira (1) tivemos um registro de umas 200 pessoas. Muita gente prefere visitar os túmulos um dia anterior ao feriado de finados para não pegar o tumulto”, explicou Nequinha, responsável pelo cemitério central, localizado no bairro Santa Matilde.
No cemitério de Justinópolis a movimentação foi menor. Intensas foram as vendas de flores no portão do cemitério.
Segundo o administrador do cemitério da região de Justinópolis, Antonio Lemos, aproximadamente 200 pessoas passaram por lá na parte da manhã. Atualmente, o cemitério funciona para sepultamentos apenas para quem possui parentes sepultados no local, ou quem tem reservas.