O terminal do Move em Justinópolis foi inaugurado nesta sexta-feira (18), em Ribeirão das Neves. As obras orçadas em R$ 27 milhões levaram dois anos para ficarem prontas. Participaram da solenidade o Secretário de Transportes e Obras Públicas (Setop), Murilo Valadares, a prefeita Daniela Corrêa (PT), a deputada estadual Marília Campos (PT), dentre outros convidados.
Serão cerca de 780 viagens realizadas entre Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Três linhas troncais operam na estação levando os passageiros para a capital mineira, com trajeto realizado pelas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Outras 22 linhas alimentadoras fazem o percurso bairro terminal/terminal bairro.
A prefeita Daniela Corrêa afirmou que com a inauguração do novo terminal fica para trás toda a precariedade e falta de estrutura. "Temos uma população em que 60% das pessoas saem todos os dias pela manhã para trabalhar em Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana. Então ter um bom transporte coletivo é uma necessidade para os nevenses. Nesta nova estação, os passageiros terão mais mobilidade e acessibilidade", disse.
O secretário Murilo Valadares fez questão de enfatizar que o novo terminal coloca fim a uma situação provisória e explicou que o Governo do Estado estuda a possibilidade da implantação de uma nova estação na região do Veneza. "Além de Justinópolis, está previsto outro terminal em Neves. Na medida em que tivermos recursos vamos viabilizar o espaço para os moradores que residem na regional Veneza", revelou.
A previsão é que diariamente 32 mil passageiros passem pelo local. A nova estação tem cinco plataformas para linhas alimentadoras, duas para linhas troncais e capacidade para atender diariamente até 45 mil passageiros.