Moradores de Ribeirão das Neves protestaram contra o Move de Justinópolis na manhã desta sexta-feira (9), cobrando melhorias na estação, localizada na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, e contra o reajuste da passagem para o valor de R$ 4,90.
Militares do serviço de inteligência do 40º Batalhão de Polícia Militar foram comunicados da manifestação e acompanharam o protesto, organizado pelo movimento Acorda Neves e pelo grupo Move Neves, que ocorreu de forma pacífica.
Após a manifestação, um grupo se reuniu com representantes da Rodap, empresa responsável por gerenciar parte das linhas da cidade, que prometeu adequar os horários das linhas a partir da próxima segunda-feira (12) e ampliar a quantidade de fiscais e seguranças nos próximos meses. Além disso, a empresa recebeu uma carta com outras reivindicações do movimento.
O grupo informou ainda que tentará uma reunião com a Saritur, responsável por outra parte das linhas, já que a empresa não enviou representantes à manifestação.
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou, por meio de nota, que "as linhas troncais da Estação Justinópolis do Move Metropolitano são equipadas com GPS, o que permite o monitoramento dos horários em tempo real. Para o acompanhamento em tempo real das linhas alimentadoras, equipamentos GPS estão sendo instalados. Mesmo assim, a fiscalização do DER será acionada para conferir o horário destas linhas. Na operação da estação Justinopolis, o Consórcio responsável também foi acionado para apurar a sincronia entre as linhas troncais e alimentadoras".
Além disso a secretaria afirmou que para a demanda da comunidade - para criação de linha, alteração do quadro de horários ou mudança de itinerário, deve ser encaminhada à Setop, por meio de ofício feito pela Associação Comunitária e protocolada na Cidade Administrativa, 1º andar do prédio Minas, direcionado à Superintendência de Transporte Metropolitano da Setop.