Em decorrência do período de férias, o número de viagens de 80 linhas do transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, gerenciadas pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), foi reduzido em 15%. Nesse mês, a demanda transporte por ônibus cai em aproximadamente 20%, em relação às cerca de 800 mil pessoas atendidas por dia fora do período de férias. No dia 3 de agosto as linhas voltam a operar normalmente.
A frota da RMBH é constituída por 2,4 mil ônibus e 800 linhas, sendo que 107 fazem integração com o metrô, 12 na estação São Gabriel e 95 no Eldorado. Desde fevereiro de 2008, o sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte está passando por um processo de reestruturação. A primeira etapa transformou os serviços atuais de 800 linhas e atendimentos complementares em 34 municípios da Região Metropolitana em sete redes integradas de transporte (RIT).
A segunda etapa, em andamento, prevê a racionalização e otimização dos serviços de cada RIT, por meio da já implantada bilhetagem eletrônica e da elaboração dos projetos de engenharia dos terminais de integração, estações pontos e futuramente da interligação entre terminais.
Com o novo modelo, há previsão de que, até 2010, 30% da frota seja equipada com elevadores para usuários com dificuldade de locomoção. Além disso, o prazo para a renovação da frota passou para dois anos, antes a idade média era 6,7 anos.
Agência Minas