O governador Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Projeto Terminais Metropolitanos de Integração. O objetivo é melhorar o transporte público de passageiros e aumentar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias.
Durante a solenidade o governador assinou despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) que tenham por prioridade, no âmbito do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração, a adoção de providências necessárias para a construção de terminais nos municípios de Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasiano, além da construção e reforma de terminais em Belo Horizonte, contemplando ações de melhorias em seus entornos e vias de acesso.
Os locais para a construção dos terminais foram escolhidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital; minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residênciais. Os usuários serão levados por linhas alimentadoras até os terminais, onde poderão optar por linhas expressas ou semiexpressas para chegar à região central da capital mineira. Em Ribeirão das Neves, serão dois terminais: no bairro Urca, em Justinópolis, e no bairro Jardim Colonial, próximo à BR-040.