Enquanto muita gente aproveita o fim de semana para descansar, os socorristas da BR-040 reservam os domingos e feriados para ajudar. A equipe, formada por 12 colaboradores, faz parte do Projeto Servir – Resgate voluntário. O grupo fica de prontidão no posto Chefão, localizado no bairro Veneza.
Todos os integrantes são voluntários e treinados para prestar os primeiros socorros, imobilizando as vítimas e checando a pressão arterial, batimentos cardíacos, entre outros. Para isso, contam com equipamentos próprios.
Além do tempo, o grupo também investe dinheiro na ação. Os veículos e todo o material utilizado para socorrer as vítimas, são custeados por eles. Segundo Thiago Almeida, um dos coordenadores do projeto, o trabalho vale a pena. “O importante é fazer o bem e salvar vidas. Ficamos muito gratos quando ouvimos: muito obrigado”, explica.
Os chamados partem da BR-040, trecho entre o trevo de Ribeirão das Neves e Sete Lagoas. Em alguns casos é a Polícia Rodoviária Federal quem avisa sobre os acidentes. Em outros, os próprios motoristas que transitam pela rodovia. O importante é chegar a tempo de salvar uma vida, o que, muitas vezes, não acontece com o atendimento de emergência prestado pelo poder público.
Vale ressaltar que o projeto fez um ano, mas ainda é carente de patrocínio. “Temos pouca colaboração. Se tivéssemos um patrocínio, com certeza, poderíamos fazer muito mais. O projeto é maravilhoso. Deixamos nossas famílias para atender os que necessitam”, afirma Thiago.
O plantão do grupo Servir é todo domingo e feriado, das 9 às 21h, e o telefone de contato é o (31) 9600-8444.