A BR-040 vai ganhar ainda neste semestre 10 radares de controle de velocidade em um trecho de 70 km entre Belo Horizonte e Sete Lagoas. Apenas em Ribeirão das Neves, irão funcionar cinco aparelhos num trecho de aproximadamente 10 km entre o primeiro e o último.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já definiu os locais onde os aparelhos serão instalados na altura de Ribeirão das Neves: km 506,6, km 510,5, km 510,7, km 513,6 e km 515,6. Nos limites do município, haverá dois radares em um trecho de apenas 200 m próximo ao trevo da entrada da cidade. De acordo com o órgão, o limite de velocidade vai variar entre 60 e 110 km/h.
Sinalização
Segundo o Dnit, haverá placas informando sobre a presença dos novos radares. A medida contraria uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 22 de dezembro, que desobrigou a colocação de avisos de controle de velocidade próximos dos equipamentos.
O Dnit vai manter a sinalização porque a recomendação prevista nos editais para a instalação dos equipamentos, publicada antes da norma, obriga as empresas a colocarem os alertas. As próximas licitações, no entanto, irão dispensar as placas.