Comissão de Transporte de Ribeirão das Neves exige correções das irregularidades encontradas nos ônibus da Transimão em audiência na Secretaria de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop). A reunião foi realizada, nesta terça-feira (12), na cidade administrativa. Usuários e trabalhadores do transporte público da cidade cobram providencias da secretaria, após operação de fiscalização do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), no início de junho, que apreendeu vários carros da empresa.
Lideranças de vários bairros do município, que integram a Comissão de Transporte, relacionaram os principais problemas de cada região para reivindicar a melhoria do serviço no município. De acordo com a pauta da Comissão, apresentada na audiência, a empresa não está cumprindo o contrato firmado com o poder público. Entre as exigências estão: a fiscalização do serviço concedido, visando o pleno atendimento dos usuários e dentro das condições de regularidade; a revisão da metodologia dos critérios para as alterações nos quadros de horários e a substituição imediata dos veículos retirados de circulação pelo DER.
Segundo a presidente da Comissão de Políticas Públicas do bairro Liberdade, Claúdia de Souza Rodrigues, que esteve presente na audiência, o encontro foi positivo, pois consolidou a demanda da população aos órgãos responsáveis pelo transporte em Neves. “Apesar da fiscalização e apreensão no mês de junho, verificamos que os problemas continuaram, e a demanda é a correção definitiva dos problemas”, disse Claúdia.
Levantamento da Setop revelou que 29 % dos usuários estão insatisfeitos com o serviço do transporte. Em relação ao quadro de horários e tempo de viagem dos ônibus, 52% acham o serviço ruim, e na espera do ônibus, 80% reclamam na demora de cada embarque e desembarque nos coletivos.
Secretário adjunto da SETOP, Fabrício Torres, reconheceu a situação da cidade e garantiu a conclusão do mapeamento dos dados estatísticos para apontar os principais gargalos do serviço de transporte público na região. De acordo com o secretário, os dados vão subsidiar o atendimento das propostas para a melhoria do transporte coletivo.
Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa, um novo sistema de controle de tráfego será implantado até o final deste ano para amenizar os problemas de quadro de horário e tempo de espera dos passageiros.