Após denúncias, dossiê e cerca de 40 mil assinaturas dos usuários do transporte público contra a Transimão, o Departamento de Estrada e Rodagens (DER) garantiu providências imediatas de fiscalização nos itinerários das linhas da empresa. As irregularidades foram apresentadas, nesta terça-feira (10), em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa – MG. Mais de 300 pessoas participaram do debate.
Segundo o diretor de Fiscalização do DER, João Affonso Baeta Costa Machado, na próxima segunda-feira (16), irá fiscalizar pessoalmente os itinerários das linhas e providenciar a reprogramação das mesmas. ”Todas as disposições legais para garantir os cumprimentos de regulamentos por parte da Transimão e as condições de conforto e segurança aos passageiros serão realizadas”, afirmou o representante do DER.
A empresa denunciada é responsável pelo transporte público em várias cidades da região metropolitana. Em todos os discursos da população uma denúncia nova. Moradores denunciaram que os horários não são cumpridos; da constante falta de ônibus; que são obrigados a viajar quase duas horas em pé, sem condições de segurança; ônibus sem freio, passagem cara; motoristas que dobram serviço; a péssima conservação dos ônibus e de não serem atendidos pela empresa quando precisam reclamar.
Sem muitos argumentos, o diretor Operacional da Transimão, Custódio Leonardo Bastos disse que a comunidade nunca procurou a empresa e que está aberta para o diálogo. Justificando alguns problemas dos ônibus, reclamou das más condições das vias, que têm muitos buracos, o que, segundo ele, interfere no desempenho dos veículos.
O representante da Prefeitura Municipal, Maurílio Laureano, participou da audiência e reconheceu que vias estão intransitáveis em Neves. No entanto, afirmou que a prefeitura acompanha a luta das lideranças e tem trabalhado na busca de soluções. “A fiscalização ainda não é da forma que desejamos, mas precisamos manter o diálogo para superar as dificuldades. Todas as reivindicações foram anotadas e serão apresentadas para a nossa equipe de trabalho”, ressaltou.
O vice-presidente da comissão e autor do requerimento da reunião, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), disse que vai propor a criação de uma comissão especial para acompanhar os desdobramentos da audiência. “Nós queremos saber onde estão os problemas e solucioná-los. Serão encaminhadas cópias de todas as denúncias apresentadas à empresa Transimão, prefeitura, ministério público estadual e federal e também às prefeituras, onde a Transimão atua. Temos que colocar um fim nessa história que se prolonga há 20 anos”, disse o deputado.
Participaram da reunião representantes da comissão de transporte dos usuários de Neves e Contagem lideranças de vários bairros das duas regiões, integrantes da Rede Nós Amamos Neves, vereador Fábio Caballero (PV), o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), entre outros.