A Unitec Semicondutores, maior e mais moderna fábrica de semicondutores do hemisfério sul, localizada em Ribeirão das Neves, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizaram, na última sexta-feira (26), o evento "Cooperação Semi 2015 – Belo Horizonte", onde o presidente da empresa, Frederico Blumenschein, apresentou a Associação Brasileira de Semicondutores e a Unitec Semicondutores.
De acordo com Blumenschein, o potencial do mercado brasileiro pode ser mensurado através dos US$ 10 bilhões em produtos da indústria de semicondutores importados anualmente no país. "Temos vários contratos públicos em discussão, oportunidades no Ministério da Saúde", afirmou. Segundo ele, a empresa já tem uma reunião com a diretoria da Fiat para introduzir produtos no setor automobilístico.
A ideia da Unitec, segundo o presidente, é produzir equipamentos aplicáveis em quatro principais eixos: cidades inteligentes, chips de cartões inteligentes, aplicações industriais e na área de ciências da vida. Sobre o ritmo da instalação dos equipamentos na plataforma industrial em Ribeirão das Neves, o executivo disse que, a partir de março de 2016, os primeiros produtos encapsulados devem começar a sair da fábrica.
A multinacional terá papel relevante nesse mercado regional e será uma plataforma de exportações do país. Com investimento de R$ 1 bilhão, a empresa irá atuar ainda em todos os elos da cadeia de semicondutores e é a âncora do nascente polo do setor em Minas Gerais, no Brasil e na América Latina.