A SIX Semicondutores ainda nem começou a operar em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas já começa a mudar a realidade do município. O maior efeito da instalação de uma empresa de alta tecnologia, segundo a prefeita Daniela Correa, é a mudança na imagem do município, que sempre foi ligada à violência e marginalidade, pela existência de cinco unidades prisionais instaladas na cidade.
Ela considera a implantação do megaempreendimento fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da região. "A imagem da cidade será elevada a um novo status. Acredito que para nós vai representar o mesmo que a Fiat Automóveis representa para Betim", disse, referindo-se à montadora italiana que possui uma planta na cidade vizinha.
O município pretende se tornar um polo de tecnologia. Para tanto, já está reservado um terreno de 50 milhões de metros quadrados nos arredores da planta da SIX onde será construído um distrito industrial para receber fornecedoras da fabricante de semicondutores e também outras empresas de alta tecnologia.
"Só o fato de a SIX estar instalada aqui já atrai novas empresas para a cidade. Há um novo olhar sob Ribeirão das Neves e estamos trabalhando para favorecer a vinda dessas companhias e promover o desenvolvimento do município", ressaltou.
Ribeirão das Neves possui hoje, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 315 mil habitantes. Mas, de acordo com a prefeita, esse número é bem maior, já estaria beirando os 400 mil habitantes.
Para receber essas empresas altamente especializadas, a prefeitura já está contando com a ajuda de entidades de fomento à educação como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vai ofertar uma nova linha de conhecimento para atender à demanda de mão de obra relacionada ao setor. "Há também cursos de capacitação de mão de obra no nosso Sine (Sistema Nacional de Emprego) e também serão criados cursos por meio do Pronatec", destacou.
Além disso, o Executivo local prepara um projeto de lei de incentivo ao desenvolvimento econômico, que vai conter dispositivos para favorecer a atração de empresas do segmento para a cidade. "Já estamos finalizando o estudo do projeto que em breve será enviado à Câmara Municipal de Ribeirão das Neves", disse a prefeita.
Argentinos - A implantação da SIX Semicondutores em Ribeirão das Neves está recebendo investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. Recentemente, a empreitada ganhou um novo sócio, o grupo argentino Corporación America. A empresa, que substituiu o grupo EBX do Eike Batista na operação, vai investir cerca de R$ 164 milhões na fábrica mineira. A expectativa de início de operações da unidade é em meados de 2015.
A expectativa é de que sejam gerados cerca de 288 empregos diretos, na área de cinco hectares. "São empregos com alto padrão de qualidade e tecnologia. Acredito que em uma década seremos uma cidade completamente diferente. Quando o dinheiro circula, o município cresce e tudo melhora, principalmente a qualidade de vida da população", completa Daniela.
Diário do Comércio