Ribeirão das Neves está entre as 48 cidades de médio porte, com mais de 200 mil habitantes, que se desenvolveram mais rapidamente que a média nacional entre 2004 e 2010. "Os municípios empregam mais profissionais e recebem mais imigrantes em busca de oportunidades de trabalho", segundo a revista Exame.
A matéria revela ainda as atividades econômicas que destacam nas principais cidades mineiras citadas no estudo. "A indústria e os serviços também estão por trás do desenvolvimento das três cidades médias que lideram o crescimento de Minas Gerais: Betim, Pouso Alegre e Ribeirão das Neves".
"Nós vemos uma saturação dos grandes centros e um consequente desenvolvimento de cidades menores que orbitam em torno das capitais", disse Márcia Sola, responsável pelo estudo do Ibope.
As razões para essa transição do eixo do desenvolvimento no país das capitais para o interior variam conforme a região, mas há alguns motivos comuns, como a fuga de empresas para locais com mais incentivos fiscais e a busca por mercados emergentes.
Do lado das pessoas, existe migração de profissionais dos grandes centros urbanos para regiões menores em que oportunidades de carreira convivem com maior qualidade de vida — mesmo que os salários continuem sendo menores em cidades com menos habitantes.
Ribeirão das Neves tem sido destino de grandes empresas de diversos ramos de atividade nos últimos anos. A maior delas, a Six Semicondudores, prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão na sua planta que está sendo erguida às margens da BR-040.