Implantação em Ribeirão das Neves da mais moderna fábrica do segmento na América do Sul inaugura um novo ciclo na economia mineira, destaca reportagem
A implantação em Ribeirão das Neves da SIX Semicondutores, a mais moderna fábrica do segmento sediada no hemisfério Sul, é um fator de peso na estratégia de Minas Gerais de transformar o estado em referência nacional e mundial no desenvolvimento de novas tecnologias. Voltado para o segmento de microeletrônica, o empreendimento inaugura uma nova etapa na economia mineira.
A iniciativa é resultado de parceria estabelecida pelo Grupo EBX, do empresário Eike Batista, com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da IBM, Matec Investimentos e da empresa Tecnologia Infinita WS-Intecs.
O empreendimento, que demandará R$ 1 bilhão em investimentos, fortalece o trabalho de interiorização do desenvolvimento socioeconômico – contemplando o município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte – e também abre novas perspectivas para o incremento de pesquisas nas universidades.
Ocupando uma área aproximada de 160 mil metros quadrados às margens da BR-040, a SIX Semicondutores tem previsão de entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2015. Os semicondutores formam a base de vários equipamentos eletrônicos, como computadores, transistores de rádio, gravadores e chips para cartões de crédito e de bancos.
A companhia se constituirá numa empresa de base para várias cadeias produtivas que necessitam de componentes de alto valor tecnológico, como eletrodomésticos, automóveis, equipamentos médicos, cartões inteligentes, sensores, controladores remotos e empresas que atuam na área de gestão de energia, sendo que 50% desta produção podem ser exportados.
No local, será desenvolvida tecnologia 100% brasileira para design e fabricação de circuitos integrados de semicondutores. A escolha de Ribeirão das Neves para sediar a SIX Semicondutores levou em conta aspectos técnicos, como a proximidade do aeroporto de Confins e da BR-040, uma das mais importantes rodovias do país. Outro fator considerado importante é a perspectiva de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e do Vetor Norte da RMBH, por meio da geração de novos negócios, postos de trabalho e impostos.
Segundo a SIX, serão selecionados, para atuar na empresa, profissionais com formação em física, química, eletrônica, biotecnologia e mecânica. Quando totalmente instalada, a previsão é que sejam gerados 300 empregos diretos e mil indiretos.
Agência Minas