As vendas públicas são responsáveis por apenas 5% do faturamento das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. E o número de empresas do segmento que participa de licitações não passa de 6% do total. Para ampliar a participação de MPE nas compras públicas, o Sebrae promove o V Fomenta Nacional, que será realizado de 19 a 21 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte.
No dia 21 de novembro (quarta-feira) será realizada a Rodada de Negócios com empresas privadas fornecedoras do poder público. Serão realizadas reuniões pré-agendadas entre empresas com interesses de compra e venda comuns. As reuniões têm duração de 20 minutos, tempo suficiente para que os participantes apresentem seus produtos e serviços de maneira objetiva.
Está confirmada a participação de 25 compradores, entre empresas estatais e representantes dos governos federal, estadual e municipal, como Cemig, Copasa, Petrobras, Banco do Brasil, Fiocruz, Prefeitura de Belo Horizonte e Correios. Eles estarão à disposição dos empresários durante os painéis.
Fomenta Nacional
Na programação do Fomenta também estão incluídos o Encontro de Agentes de Desenvolvimento; Seminário sobre Oportunidades de Negócios em Grandes Eventos Esportivos; Seminário internacional de Compras Governamentais; oficinas de capacitação e oficinas de pregão eletrônico. Estão confirmadas caravanas de empresários de todas as regiões de Minas Gerais e do Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o Agente de Desenvolvimento de Ribeirão das Neves, Walter Menezes, ter o município representado neste evento representa uma oportunidade única de enriquecimento dos conhecimentos em relação aos procedimentos relativos a compras governamentais, que direcionando as compras para as MPEs locais, conforme a lei, tem um papel de grande relevância para alavancar o desenvolvimento local.
"Já temos a lei aprovada e sancionada no município, já temos a sala do empreendedor a disposição, já temos uma equipe pronta para a formalização das MPEs, só nos falta agora fomentar estas ações junto aos empreendedores locais", destacou Walter.