Servidores da Prefeitura de Ribeirão das Neves tiveram uma surpresa nada agradável na última sexta-feira (5), quando foram até a rede bancária sacar os salários que seriam efetuados no 5º dia útil do mês de Outubro. É que um número razoável deles tiveram apenas parte dos vencimentos depositados, o que gerou revolta.
Alguns funcionários se sentiram prejudicados, especialmente por não terem sido avisados, e procuraram a reportagem do RN.net. Sem querer se identificar, eles reclamaram dizendo que os salários são um direito de todo trabalhador e que o pagamento não integral poderia causar desequilíbrio no orçamento familiar, especialmente daqueles de baixa renda.
Por meio de nota, a Prefeitura esclareceu que o pagamento seria feito em duas parcelas. A primeira, paga no dia 05/10, correspondente ao vencimento básico, e a segunda, que será paga até o dia 11/10, relativa às vantagens pessoais, como produtividade, quinquênios, extensões de jornada e plantões extras.
De acordo com a Prefeitura, tal medida foi necessária em razão da queda de recursos, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e poderá se estender até o final do ano, se não houver mudança no quadro atual da arrecadação.
A administração municipal informou ainda que os servidores remunerados com recursos vinculados, como Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e Fundo Municipal de Saúde (FMS), receberam integralmente os créditos dos vencimentos.