Após o anúncio da instalação de várias empresas em Ribeirão das Neves e a possibilidade da vinda de outras grandes do mercado, a necessidade de capacitação e qualificação profissional da população nevense fica cada vez mais evidente. O alerta é do coordenador geral do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Ribeirão das Neves, Walter Eduardo Menezes.
Para ele, os moradores têm motivos para comemorar a vinda dos investimentos que têm sido feitos no município, pois além de derrubar aos poucos o mito de cidade dormitório e de presídios, faz com que novas oportunidades de trabalho sejam geradas na cidade.
No entanto, Walter ressalta que a mão-de-obra que atenderá a nova demanda precisa estar dentro. "A importação da força de trabalho de outros lugares faz com que as pessoas busquem dinheiro aqui e gastem lá fora, deixando na cidade apenas o ônus do sobrecarregamento dos serviços públicos, como saúde e educação", afirmou.
Em seu ponto de vista, a vinda de novos investidores se deve aos terrenos pouco acidentados, à posição geográfica privilegiada - cortada pela BR-040 e próxima às rodovias 381 e 262, e à proximidade com o aeroporto de Confins. Além disso, Walter destaca ainda a criação de ferramentas do poder público municipal para a atração das empresas e a saturação dos demais espaços da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Ainda de acordo com o coordenador, estão sendo feitos estudos conjuntos entre o município, o estado e a iniciativa privada para analisar quais serão os setores de maior demanda de mão-de-obra para que sejam ofertados, dentro de Ribeirão das Neves, os cursos de capacitação e qualificação mais adequados.