O estoque de um dos principais medicamentos do "kit intubação", o Midazolam, tem estoque suficiente apenas até esta terça-feira (13) em Ribeirão das Neves. Com leitos de UTI específicos para Covid-19 em 100% de ocupação, a cidade aguarda reposição das substâncias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no último fim de semana o município recebeu apenas medicamentos neurobloqueadores, que têm estoque até o início da próxima semana, mas outros remédios importantes para a intubação de pacientes estão em falta.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves afirmou que procurou o governo do estado para solicitar o medicamento que pode acabar nesta terça-feira (13), o Midazolam, mas ainda não teve retorno. Também informou que existem medicamentos para substituí-lo, entretanto não são adequados. Quando o Midazolam acabar, outras substâncias como Aloperidol, Diazepam e Prometazina serão aplicadas.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o Estado enfrenta um "nível não recomendável de medicamentos que compõem o kit intubação, para pacientes com COVID-19" e está tentando mais envio dos medicamentos com o Ministério da Saúde, ainda sem previsão de entrega.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura:
A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves informa que no último final de semana o município recebeu apenas medicamentos Neurobloqueadores que também são imprescindíveis para pacientes em esquema de sedação. Quanto ao Midazolam, componente do kit para sedação, é provável que o estoque disponível seja suficiente apenas para hoje. Informamos ainda, que o medicamento Midazolam já foi solicitado ao Governo do Estado, mas até o momento ainda não tivemos retorno. A Ocupação dos Leitos até o momento está em 73% enfermaria de COVID 19 e 100% UTI de COVID 19.