O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) divulgou um comunicado à imprensa sobre a falta de pagamento dos médicos em Ribeirão das Neves e a repercurssão gerada na mídia. No documento, o órgão reafirma que os profissionais estão desde junho se reunindo e tentando negociar, junto à Prefeitura de Ribeirão das Neves, os pagamentos atrasados, mas até agora só "o descaso e a falta de compromisso foram as palavras de ordem".
Segundo o sindicato, a Prefeitura vem desrespeitando a Constituição e não contratando profissionais conforme a lei prevê, ou seja, através de concurso público. Ribeirão das Neves, assim como outros municípios têm usado o artifício de contratar uma empresa terceirizada no serviço de saúde, que por sua vez, contrata médicos, num modelo de contrato sem direitos e garantias, além de prazos.
Assim, explica a nota, o que está acontecendo não é uma greve de médicos, e sim a suspensão do contrato da empresa que presta serviços na saúde.
O Sinmed informou ainda que tentou evitar que os médicos suspendem suas atividades no município, mas a situação ficou insustentável e tornou-se fruto da negligência e descaso do Executivo, que descumpriu os acordos sistematicamente e com isso refletiu na falta de pagamento à categoria.
Por fim, o sidicato reforça que o médico, como qualquer trabalhador, precisa receber pela contraprestação de serviços já que tem suas despesas na família que devem ser quitadas - sendo 4 meses tentando resolver a situação - e "como sempre fizeram desde o início, os médicos de Ribeirão das Neves e o Sinmed-MG mantêm-se abertos ao diálogo para solucionar os problemas criados pela irresponsabilidade do poder público".
Veja a nota na íntegra:
COMUNICADO URGENTE À IMPRENSA ACERCA DA FALTA DE PAGAMENTO DOS MÉDICOS EM RIBEIRÃO DAS NEVES E A REPERCUSSÃO NA MÍDIA
Diante da suspensão dos atendimentos dos médicos de Ribeirão das Neves, desde a última 5ª feira, dia 27 de outubro, e a repercussão do referido acontecimento na mídia, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais ( Sinmed-MG) esclarece à imprensa e sociedade:
Conforme enviado em nota do Sinmed-MG nesta última 6ª feira, dia 28, os médicos estão desde junho se reunindo e tentando negociar, junto à Prefeitura de Ribeirão das Neves, os pagamentos atrasados, mas até agora só o descaso e a falta de compromisso foram as palavras de ordem.
A prefeitura vem desrespeitando a Constituição e não contratando profissionais conforme a lei prevê, ou seja, através de concurso público. Ribeirão das Neves, assim como outros municípios têm usado o artifício de contratar uma empresa terceirizada no serviço de saúde, que por sua vez, contrata médicos, num modelo de contrato sem direitos e garantias, além de prazos.
Portanto, O QUE ESTÁ ACONTECENDO NÃO É UMA GREVE DE MÉDICOS E SIM SUSPENSÃO DO CONTRATO DA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS NA SAÚDE. EXPLICANDO MELHOR: A PREFEITURA CONTRATOU A EMPRESA, QUE POR SUA VEZ, CONTRATA MÉDICO. SÓ QUE A PREFEITURA NÃO PAGOU A MESMA. ASSIM, HOUVE DESCUMPRIMENTO DO CONTRATO, CONFORME AS REGRAS VIGENTES, E COM ISSO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESTÁ SUSPENSA.
O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais zela pelo atendimento à população e em momento algum se furtou de evitar que os médicos suspendem suas atividades no município. Mas para eles, a situação ficou insustentável e tornou-se fruto da negligência e descaso da PREFEITURA DE NEVES que descumpriu os acordos sistematicamente e com isso refletiu na falta de pagamento à categoria médica.
E o médico, como qualquer trabalhador, precisa receber pela contraprestação de serviços já que tem suas despesas na família que devem ser quitadas. E já são 4 meses, tentando resolver esta situação com a prefeitura que SIMPLESMENTE DIZ À IMPRENSA QUE “O SINMED-MG NÃO COMPARECEU AO ENCONTRO PARA NEGOCIAR”.
NA VERDADE, A PREFEITURA NÃO NEGOCIOU ESTES ATRASOS E MANTÉM O descaso e a falta de respeito com a categoria.
Como sempre fizeram desde o início, os médicos de Ribeirão das Neves e o Sinmed-MG mantêm-se abertos ao diálogo para solucionar os problemas criados pela irresponsabilidade do poder público.
E NÃO VAMOS ACEITAR MENTIRAS DE QUEM REALMENTE NÃO SE PREOCUPA COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO!