Ribeirão das Neves registrou, entre 1º de janeiro e essa segunda-feira (25), duas mortes por causa da dengue, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Além disso, outros 60 óbitos ocorreram em 30 municípios mineiros, sendo Belo Horizonte a cidade com o maior número de confirmações: 12.
Ainda de acordo com a SES, 164 óbitos suspeitos dengue estão sob investigação. A secretaria também registrou, neste ano, 371.257 casos prováveis da doença em toda Minas Gerais.
Chikungunya e Zika
No mesmo período, foram confirmados 20 casos de chikungunya no Estado, com uma morte confirmada em Contagem. Em relação ao vírus da zika, a SES contabilizou 2.022 casos de pacientes infectados pela doença. Também foram confirmados 176 casos de gestantes com doença aguda pelo vírus até a sexta (15).
A SES também divulgou que houve 100 notificações no protocolo de monitoramento da microcefalia em Minas. Um caso confirmado se refere a um aborto espontâneo, com associação com infecção pelo vírus da zika em Sete Lagoas. A outra confirmação se refere a um caso com exames de imagem sugestivos de infecção congênita de residente em Montes Claros, porém sem associação com a doença.