A Câmara de Ribeirão das Neves recebeu, nessa segunda-feira (18), a visita do Secretário Municipal de Saúde, Magdo Helder, para prestar esclarecimentos aos vereadores depois que a Comissão de Saúde do legislativo apontou, depois de visita ao Hospital São Judas Tadeu, algumas dificuldades no atendimento aos pacientes.
Para o secretário, a convocação foi pertinente e serviu para esclarecer alguns pontos que podem ser melhorados na assistência à saúde da população. "Foi uma reunião positiva e esclarecedora", disse o secretário em entrevista ao radialista Edelson Augusto, da rádio Conexão Neves.
Em relação ao Hospital, Magdo afirmou que alguns dos problemas apontados já foram sanados e outras soluções dependem apenas de questões burocráticas para serem regularizadas, como licitações e contratações.
Sobre a prometida Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Veneza, o secretário revelou que o município já recebeu a primeira parcela do convênio com o Ministério da Saúde e que obras devem começar já no segundo semestre. A expectativa é que a unidade seja entregue, segundo ele, até o término do mandato da prefeita Daniela Corrêa (PT).
Magdo ainda afirmou que a construção da maternidade é a prioridade número um da pasta, já que ela desafogaria a assistência de urgência e emergência no munícipio, permitindo a ampliação desse tipo de atendimento. No entanto, o secretário informou que não pode precisar prazos.
Para o presidente Carvalho (PSB), a avaliação das explicações será feita com calma mediante análise de documentos apresentados pelo secretário. "A preocupação maior é que a comissão recebeu informação de que a maioria dos processos (licitatórios) são feitos (em caráter) emergencial", afirmou.