Nesta terça-feira (7), Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Ribeirão das Neves entregou à população a nova sala de emergência do Hospital São Judas Tadeu e cinco novos ônibus do transporte sanitário que farão o deslocamento dos pacientes que precisam de tratamento como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
De acordo com a administração municipal, foram gastos pouco mais de R$ 230 mil na reforma de todo o primeiro andar do hospital e adequação da sala de emergência. Com a mudança, o município dobrou a capacidade de atendimento de urgência na rede pública.
Ainda segundo o executivo, os novos ônibus possibilitarão o atendimento de toda a demanda de transporte sanitário existente no município. Os veículos, além de mais confortáveis e seguros, terão um auxiliar para dar suporte aos pacientes. Para a prefeita Daniela Corrêa (PT), as históricas dificuldades estruturais do hospital foram sanadas com a reforma. "Não tinha cama, não tinha leito, não tínhamos os gases todos encanados como temos hoje. Agora, temos esses sete leitos de emergência, o nosso CTI, que nunca existiu nos 61 anos de Ribeirão das Neves", ressaltou.
A prefeita ainda afirmou que em alguns dias o município receberá a primeira máquina de tomografia, dando aos médicos condições de, em alguns minutos, avaliar se um paciente teve ou não um acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, Daniela relembrou a nova máquina de mamografia disponível para as mulheres nevenses inaugurada nas últimas semanas.
A prefeita revelou também que a cidade receberá um polo do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e reafirmou o compromisso de inaugurar a maternidade até o final deste ano em Justinópolis.
Sobre a questão da disponibilidade de médicos, a prefeita ratificou a dificuldade de contratar esses profissionais devido à defasagem salarial no município e afirmou que está estudando ações para melhorar esse quadro.