O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicaram, na última semana, uma resolução que estabelece normas para o estímulo ao parto normal e a consequente diminuição das cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Em Ribeirão das Neves, o Hospital São Judas Tadeu vem trabalhando nos últimos anos para aumentar o número de partos normais no município.
De acordo com a Prefeitura, o município está implantando o programa Rede Cegonha, que recompensa o município financeiramente caso este atinja determinados percentual de partos normais. Embora ainda não cumpra a meta, o hospital conseguiu em 2014 um aumento de 16% dos partos normais em relação ao ano anterior, tendo realizado 661 partos, sendo 362 (54,8%) normais e 299 (45,2%) cesarianas.
Além disso, a Prefeitura trabalha para conseguir uma maternidade em Ribeirão das Neves. Em entrevista ao RN.net no mês pasado, a prefeita Daniela Corrêa (PT) revelou que o terreno está alocado, o projeto está pronto e parte dos recursos já foram captados, aguardando apenas a vigilância sanitária do Governo do Estado aprová-lo. A prefeita também cogitou utilizar o espaço do antigo Hospital do Câncer, em Justinópolis, para este fim até que a maternidade fique pronta.
Rede Cegonha
O programa é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis, tendo como finalidade estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil.