Ribeirão das Neves subiu 4 posições no ranking do saneamento entre os 100 maiores municípios do Brasil, em 2011, segundo aponta um estudo divulgado nessa quarta-feira (19) pelo Instituto Trata Brasil e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, ficando em 46º lugar. Em 2010, a cidade havia ficado na 50ª posição.
Cidades mineiras tiveram destaque no ranking, como Uberlândia, que ficou em 1º lugar, Uberaba (13º) e Montes Claros (14º). A capital Belo Horizonte ficou em 19º lugar, caindo três posições em relação ao ano anterior, quando obteve o 16º posto.
Os dados do estudo foram retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Entre as variáveis estão população, fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, investimentos, entre outras. A operação de água e esgoto no município é feita pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Ribeirão das Neves ficou ainda entre os melhores e os piores do país em alguns indicadores. Na questão de investimento e arrecadação, o município obteve destaque, figurando na 8ª posição. Por outro lado, no que tange tratamento de esgoto, a cidade ficou entre as 10 piores, na 91ª colocação.
O relatório completo está disponível na página do Instituto Trata Brasil.
Brasil ocupa a 112ª posição no mundo
Apesar de ser a sétima economia do mundo, o Brasil ocupa a 112ª posição em um conjunto de 200 países no quesito saneamento básico, segundo o estudo. Cerca de 70% dos municípios brasileiros não têm acesso a recursos federais para saneamento por falta do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é obrigatório por lei.