Audiência Pública com o tema da Campanha da Fraternidade 2012 "Fraternidade e Saúde Pública", realizada na última quinta-feira (29), na Câmara Municipal, discutiu os desafios e apresentou os resultados do sistema de saúde de Ribeirão das Neves. Estiveram presentes alguns vereadores, representantes da secretaria municipal de saúde e lideranças de movimentos sociais.
O vereador Fabiano Diniz, solicitante da audiência, abriu os trabalhos apresentando uma avaliação do financiamento e da cobertura sobre os atendimentos aos presidiários no sistema público de saúde no município. Fabiano destacou insuficiência dos recursos repassados para tal despesa. "A atenção básica, provida pelo Estado dentro da penitenciárias, não atende à demanda e o preso cai no sistema municipal", disse.
O padre José Geraldo, da Forania Nossa Senhora das Neves, apresentou os resultados da Semana Social promovida de 17 a 24 de março em vários pontos da cidade. Durante a semana, houveram debates com a comunidade e um caderno com propostas com as principais demandas da saúde levantadas nos encontros foi entregue a às lideranças.
Já os representantes da Secretaria Municipal de saúde, liderados pelo secretário adjunto da pasta, Douglerson Santos, apresentaram alguns indicadores e realizações da atual gestão municipal, sob forte desacordo da plateia. O subsecretário destacou as UPAs Justinópolis e Centro, as Unidades Básicas de Saúde Barcelona e Florença, previstas para ser entregues em 90 dias, e a ampliação dos serviços à população como principais feitos na saúde pelo executivo municipal.