Entre os dias 23 a 25 de março, Ribeirão das Neves vai receber a primeira parada da Caravana Mães de Minas, parte do Programa Mães de Minas, iniciativa para redução da mortalidade materna e infantil no Estado. O evento vai acontecer das 9h às 17h30, na Escola Municipal Vieira Barbosa, rua Principal, 86, Santa Paula.
A supervisora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão da Neves, Michelly Luana da Silva, destaca a importância da ação para promoção à saúde da mãe e gestante. "É com muita satisfação que o município de Ribeirão das Neves recebe a Caravana Mães de Minas, tendo em vista o número elevado de gestantes cadastradas e acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde. As oficinas propostas e o cadastramento no 155 são de suma importância para as gestantes e mães com crianças menores de 1 ano.”
Gestantes, mães com crianças até um ano de idade e familiares podem participar de diversas oficinas e atividades de formação e sensibilização voltadas ao acompanhamento da gravidez e da criança. A caravana é um espaço composto por nove estandes, nos quais o público tem acesso ao cadastramento no 155; oficinas de aleitamento materno; de cuidados com o bebê e com a gestante; sobre o parto normal; de brinquedos; cabine de vídeo e foto; roda de memória e a exposição do “túnel da vida”.
Caravana
A ação constitui importante frente de mobilização do Programa Mães de Minas e visitará 12 municípios mineiros no período de 16 de março a 26 de setembro, permanecendo três dias em cada cidade. Já estão agendadas as visitas nos outros 11 municípios, são eles: Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Varginha, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.
A caravana é formada por uma equipe de 15 pessoas, entre técnicos da área de saúde, lideranças comunitárias e profissionais com experiência em trabalhos voltados para a mulher. A capacitação foi acompanhada pela SES e pela Unicef, instituição que também desenvolve ações em parceiras com o Governo de Minas no combate à mortalidade infantil e materna no Norte e Nordeste do Estado.
Agência Minas