As gestantes e seus parceiros sexuais poderão recorrer ao teste rápido de HIV/Aids e da Sífilis depois que o Ministério da Saúde publicou quatro portarias nos últimos meses que viabilizam a realização do exame cujo resultado é divulgado na hora.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas promoverá capacitação para os profissionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) até março para que estejam aptos a aplicar os testes. A meta é reduzir para menos de 1% a taxa de incidência de Sífilis e HIV em gestantes e recém nascidos até 2015.
De acordo com a coordenadora de DSTs/Aids da Secretaria, Fernanda Junqueira, “o teste rápido apresenta o resultado na hora e a gestante é aconselhada e encaminhada a um serviço especializado para começar imediatamente o tratamento, assegurando, assim, a saúde de seu bebê. Já no teste sorológico, o resultado não é entregue na hora, logo, a gestante também não é tratada imediatamente e não podemos garantir que ela volte para descobrir que é portadora do vírus e se tratar”, destaca.
Em Minas Gerais, os testes rápidos estarão ligados ao programa federal Rede Cegonha e ao incentivo financeiro para as consultas de pré-natal e para o parto das gestantes no SUS, assegurando à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Aids em Minas
Entre os anos de 1982 e 2011, foram feitas 31.559 notificações de Aids em Minas. Tanto para homens, quanto para mulheres, a predominância do acometimento é na faixa etária de 20 a 49 anos, que corresponde a cerca de 84% do total de casos do Estado. Entre os anos de 2000 e 2011, foram notificados 4.066 gestantes com HIV positivo.
Apesar do elevado número de casos nos centros urbanos, é crescente a interiorização da epidemia em Minas Gerais, com casos da doença em 701 dos 853 municípios, o que corresponde a 82,1% das cidades mineiras.
Os 10 municípios com maior frequência de casos entre os anos de 1983 e 2011 são Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Contagem, Uberaba, Betim, Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Araguari e Poços de Caldas, respectivamente.
Agência Minas