Na última quinta-feira (1), foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, nessa data em especial, várias entidades se unem no combate à doença e ao preconceito. Dados divulgados pelo Governo de Minas relatam que entre os anos de 1982 e 2011, foram feitas 30.889 notificações de Aids em Minas.
Tanto para homens quanto para mulheres, a predominância do acometimento é na faixa etária de 20 a 49 anos, que corresponde a 84% do total de casos do Estado. Na faixa etária que vai de 20 a 34 anos são 13.913 casos notificados (45%) e na faixa etária que vai dos 35 a 49 anos, são 11.953 casos (39%).
Ainda segundo os dados divulgados os 15 municípios com maior casos entre os anos de 1983 e 2011 são: Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Contagem, Uberaba, Betim, Governador Valadares, Araguari, Poços de Caldas, Ipatinga, Santa Luzia, Sete Lagoas, Divinópolis e Ituiutaba, respectivamente. A somatória dos casos nestes municípios é de 19.699 notificações, o que corresponde a 63,77% do total de casos de Aids em Minas Gerais.
Pensando nesses aspectos a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves realizou um evento no Dia Mundial de Luta contra a Aids, com o objetivo de sensibilizar a população quanto a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), a contaminação pelo vírus HIV causador da AIDS e as hepatites virais, principalmente a B e C, que são doenças silenciosas, mas, se descobertas precocemente, têm tratamento. As ações envolveram vários profissionais da área da saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que ministraram palestras e distribuíram camisinhas.
Para mais informações sobre a doença e tratamento procure o posto de saúde mais próximo da sua residência.