Em reunião com representantes dos servidores da saúde de Ribeirão das Neves, o prefeito Wallace Ventura e o secretário municipal de saúde, Dr. Douglason, reconheceram a necessidade de atender às reivindicações dos trabalhadores e prometeram respostas até o dia 29 de abril, quando o Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves fará uma nova assembleia para ouvir as propostas sobre reajuste salarial e plano de carreira. O encontro desta terça-feira (19) foi marcado após manifestação dos servidores na porta da Prefeitura.
Reajuste salarial e readequação do PCCS
Durante a reunião, servidores reforçaram que há 10 anos ganhavam três salários mínimos e hoje, após tanto tempo de defasagem, só ganham um salário. Diante disso, o prefeito e o secretário de saúde prometeram avaliar a possibilidade de conceder um reajuste. Ficou acordado que no dia 29 de abril o secretário comparecerá à assembleia dos trabalhadores da saúde para explicitar o que poderá ser concedido. Segundo os políticos, é praticamente impossível conceder uma porcentagem única de reajuste para todas as categorias. Assim, cada segmento será estudado separadamente.
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores, que em grande parte dos casos ou não existe ou existe de modo inadequado, também será avaliado pela equipe da Prefeitura, que também dará uma posição na assembleia.
Respostas imediatas
Dentre as promessas feitas pelo executivo diante das reivindicações de curto prazo do Sind-Saúde estão concurso público para todas as categorias em julho de 2011; férias de 25 dias úteis, e não de 25 dias corridos, aos agentes de zoonoses; Projeto de Lei para abrir na cidade a Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS, que contará com representante do Sind-Saúde; revisão do auxílio transporte para acompanhar o aumento das passagens; exoneração de ocupantes de cargos de chefia que agiam com desreipeito aos trabalhadores; adequação do auxílio urgência; manutenção dos profissionais que passaram em processo seletivo em seus cargos.