Ribeirão das Neves é o primeiro município da Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH - a implantar o projeto do Serviço Social da Indústria SESI, chamado "Indústria do Conhecimento", viabilizando o funcionamento de uma biblioteca destinada à comunidade em geral.
A inauguração aconteceu nesta terça-feira (24) no bairro Botofago, em Justinópolis. A biblioteca funciona das 8 às 18h e disponibiliza ao público um acervo inicial de 370 livros, Tvtecas, jornais, revistas, apostilas, gibis, CDs, DVs além de um importante diferencial: a informatização, dez computadores conectados à rede de internet, oportunizando o acesso da camada menos favorecida da população.
A biblioteca foi equipada pela Prefeitura Municipal e a manutenção do acervo e dos computadores fica a cargo do SESI. Dois monitores de informática e duas auxiliares de biblioteca ficam à disposição dos usuários, orientando e auxiliando nos diferentes trabalhos oferecidos pela biblioteca.
De acordo com o prefeito Walace Ventura, esse modelo de biblioteca é mais uma conquista para Ribeirão das Neves, mostrando o esforço que a administração municipal tem feito para melhorar o conhecimento intelectual e técnico dos moradores. "Essa biblioteca representa mais um avanço para a cidade, que precisa melhorar o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que passa, com certeza, pelo conhecimento do saber. Trata-se mais um espaço privilegiado para despertar e adquirir conhecimento, com acesso à informatização, cobrindo uma lacuna para atender ao menos favorecidos, socializando o acesso aos livros e a multimídia", avalia o prefeito.
Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves